7 de maio de 2009

Conscientização em prol da Segurança


Andar pelas ruas da cidade Patos já não é seguro. O trânsito é uma das maiores preocupações da população que se sente ameaçada diante das atitudes desrespeitosas dos motoristas. Por outro lado, os motoristas alegam que os pedestres também não têm a devida atenção no trânsito, agravando ainda mais a situação.

A conscientização é o principal objetivo das blitz educativas realizadas pelo Pelotão de Policiamento de Trânsito do 3º BPM (PPTran). “É um trabalho interessante porque as pessoas precisam estar atentas no trânsito. Respeitar o sinal vermelho, a faixa de pedestres e as pessoas são atos de conscientização” afirma José Milton Davi da Silva, 21, Soldado Temporário.
Segundo o motorista Pablo Lacerda Paulo, 23 anos, “Há motoristas conscientes sim! Muitos respeitam as leis e fazem tudo direito, no entanto existem os maus motoristas que terminam manchando o nome daqueles que andam corretamente”.

A mudança se torna visível aos poucos porque lidar com as pessoas exige sensibilidade. “Do ano passado para cá, sentimos que as pessoas ficam satisfeitas com a fiscalização, muitas dizem que sabiam dos riscos mas andavam erradas, com as blitz mudaram os hábitos em nome da segurança” declarou o Sargento Zilmar.

Para amenizar tantos conflitos é preciso que haja respeito e que tanto os pedestres como os motoristas conheçam e cumpram as leis. O trânsito é uma via de mão dupla que deve zelar pela segurança. Cabe a cada um fazer a sua parte, independente de qual lado esteja.