7 de abril de 2008

ENTREVISTA DOS SOLDADOS DA ALEGRIA AOS APRESENTADORES DO CIDADE EM DEBATE

Confira na íntegra a entrevista:

Os entrevistadores foram:
  • Comandante Fefita (Tenente Fernanda),
  • Recruta Pink (Sargento Bertânia),
  • Palhaço Colisão (Sargento Sena),
  • Xerife Vesgo (Soldado Temporário Rosembergue).

Os entrevistados foram:

  • Clédia Lopes,
  • Vicente Conserva,
  • Jefferson Saldanha.

Veja no que deu:


Cmt Fefifa: A credibilidade de uma notícia ou fato deve-se muito à percepção e a honestidade do Jornalista. Mas esquecemo-nos às vezes, de mencionar, ora por sigilo, ora por vaidade, de um componente fundamental para o jornalismo: A Fonte. Eu lhe Pergunto: A melhor Fonte é a de água mineral?

Clédia Lopes: Pra hidratar o corpo é com certeza a melhor fonte.


Xerife Vesgo: Atualmente a sociedade brasileira sofre com a total mediocrização da cultura, onde o que é sensacional não tem o seu reconhecimento. Com isso você acredita que a Imprensa Marrom está desbotada?

Vicente Conserva: Já desbotou faz tempo viu!


Colisão: O jornalista tem que está com a antena sempre ligada, mais o que acontece quando ocorrem muitas interferências?

Jefferson Saldanha: A gente manda desligar a antena.


Recruta Pink: Os veículos de comunicação bem como os profissionais de imprensa possuem grandes responsabilidades, a de formar opiniões, de denunciar o que está errado, agregar conhecimento cultural a população, enfim, para dirigir esse veículo é preciso tirar a CNH?

Clédia: Pelo jeito que vai, o andar da carruagem vai preciso viu? Eu tirei a minha semana passada!


Xerife Vesgo: O crescimento urbano nas grandes metrópoles brasileiras enfrenta hoje um grave problema: o próprio crescimento urbano. Do outro lado, porém existe um transporte público precário que, consequentemente, não atende a esse crescimento. Isso explicaria porque uma Entrevista Coletiva não é feita em ônibus?

Vicente: Olha é um tanto complicado, você fazer uma entrevista em um ônibus porque ele está sempre andando né? A não ser que você coloque o ônibus parado, mas é complicado né? Tem o calor, tem tudo mais, mais deixa o ônibus andando talvez a gente consiga fazer uma entrevista coletiva como você perguntou.


Cmt Fefita: A imparcialidade é uma das características do bom jornalismo. Você acha que a pizza de dois sabores consegue ser imparcial?

Jefferson: Muitas vezes a pizza tem uma imparcialidade bem maior do que certos profissionais que atuam por ai viu?


Colisão: Me diga uma coisa, existe remendo para o furo de reportagem?

Clédia: Definitivamente não!


Xerife Vesgo: Para ser um bom repórter, é preciso morar na Cobertura?

Jefferson: Se for daquela que o ex-governador Cássio Cunha Lima tem e diz que é pobre eu acho que seria um dos fatores principais viu?


Recruta Pink: Um Jornalista Indiano atirou um sapato contra um ministro durante uma conferência, é verdade que uma nova disciplina está sendo ministrada nos Cursos de Jornalismo? O sapato ao alvo?

Vicente: Eu acho que sim viu, porque estão se tornando profissionais em atirar sapato, atiraram um contra Bush também né? Dias atrás, inclusive o camarada foi preso, o jornalista iraquiano, mais se a moda pega vão ter que implantar a disciplina.


Cmt Fefita: Hoje em dia é muito comum recebermos via internet, ou via papel reciclado, um boletim de novidades chamado Newsletter. Porém vivemos numa sociedade onde a relação tempo X novidade está em total desequilíbrio (são muitas novidades num curto espaço de tempo). Diante de tantos desavanços e tendo esta comunidade uma memória tão curta, não se faria necessário à criação de uma Oldsletter?

Jefferson: Era necessário viu, para reativar a memória do nosso povo, que realmente é muito curta em certas ocasiões, seria bem necessário utilizar essas novas tecnologias apara acender a memória do povo.


Xerife Vesgo: Você acha importante para o jornalista ter um Correspondente? Complementando essa pergunta: Você já tem um correspondente ou ainda é solteira?

Clédia: Olha eu já tenho um correspondente faz tempo viu? E ele me dá um trabalho. Mais a gente leva assim mesmo.


Recruta Pink: O delegado Protógenes, aquele bem famoso, imagina que toma mídia brasileira está nas mãos do banqueiro Daniel, mais me responda Vicente, não são muitos quilos pra ele conseguir segurar sozinho?

Vicente: Com certeza, mais se tratando de Daniel Dantas que é um homem fortíssimo talvez ele agüente todos os jornalistas em suas mãos.


Xerife vesgo: Para encerrar vamos fazer uma rapidinha, ok? Então lá vai o Pingue Pongue e cada um responde uma pergunta.


- Uma letra?

Clédia: C, a minha letra.


- Um cheiro ruim?

Vicente: De esterco!


- O palhaço, o que é?

Jefferson: Sinônimo de alegria.


- Um sonho não sonhado?

Clédia: É só não dormir.


- O jornalista?

Vicente: Tava triste mais depois que vocês chegaram animou tudo aqui.


- Cola lavável ou cola em bastão?

Jefferson: Lavável.


- Uma personalidade inútil?

Clédia: Você me pegou viu? Não lembro só o Bush.


- Um número de celular?

Vicente: Digo não senão vão dar trote.


- Pingue-pongue tem hífen?

Jefferson: Tem mais não!


Depois da entrevista super confusa e do pingue-pongue realizado, os Soldados da Alegria concederam aos Jornalistas do Cidade em Debate o Certificado “RISO 9001”.