16 de fevereiro de 2009

Qual a relação entre Carnaval x Páscoa???

Em 325 d.c., a data da Páscoa Cristã foi fixada no Primeiro Concílio de Nicéia, como sendo o primeiro domingo após a primeira lua cheia depois do equinócio de outono no hemisfério sul (ou de primavera, no hemisfério norte). Fácil, não?

E o que danado é equinócio?

(Astronomia) Resumindo, são as duas ocasiões do ano em que, na Linha do Equador o dia e a noite tem durações iguais:

  • 20 de março (Equinócio de primavera para Hemisfério Norte e de Outono para Hemisfério Sul)

  • 23 de Setembro (Equinócio de outono para Hemisfério Norte e de Primavera para Hemisfério Sul)


Estas datas marcam o início das respectivas estações do ano em cada Hemisfério. Pra nós, que estamos no Hemisfério Sul e queremos calcular a data da Páscoa, interessa o Equinócio de outono (20 de março).

Calculando:

  • Equinócio de outono no hemisfério sul: 20 de março, em 2009 cai numa sexta-feira. Já a primeira lua cheia após equinócio (em 2009): Quinta, 09 de abril (veja http://kalender-365.de/calendario-lunar-pt.php). Logo, o primeiro domingo após primeira lua cheia: Domingo, 12 de abril.


OPA! Finalmente! Esse é o dia da Páscoa Cristã em 2009. E o carnaval? O que tem haver com tudo isso? Por que a data do Carnaval depende da Páscoa?

A festa carnavalesca surge a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. A Quaresma é o tempo de celebração religiosa de conversão que a Igreja Católica, a Igreja Anglicana e algumas protestantes marcam para preparar os crentes para a grande festa da Páscoa. Durante este período, os seus fiéis são convidados a um período de penitência e meditação, por meio da prática do jejum, da esmola e da oração. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, que é o primeiro dia da Quaresma. A palavra “carnaval” está, desse modo, relacionada com a idéia de “afastamento” dos prazeres da carne marcado pela expressão “carne vale”, que, acabou por formar a palavra “carnaval”.

No período do Renascimento as festas que aconteciam nos dias de carnaval incorporaram os baile de máscaras, com suas ricas fantasias e os carros alegóricos. Ao caráter de festa popular e desorganizada juntaram-se outros tipos de comemoração e progressivamente a festa foi tomando o formato atual.

Em 1545, no Concílio de Trento, que o Carnaval é reconhecido como uma manifestação popular de rua. Em 1582, o Papa Gregório XIII transforma o Calendário Juliano em Gregoriano e estabelece as datas do Carnaval. O motivo da mobilidade da data é não coincidir com a Páscoa Católica, que não pode ter data fixa para não coincidir com a Páscoa dos judeus. Dessa forma, o carnaval é comemorado até a terça-feira que antecede a quarta-feira de cinzas. Bom, mas ainda não achamos a data do Carnaval, não é mesmo?

Então lá vai:

  • A Quaresma dura 40 dias (sério?!?), mas para o calendário litúrgico (Calendário litúrgico é o calendário de cerimônias, festas e solenidades de qualquer religião) os domingos não contam, totalizando então 47 dias. Dessa forma, pegue o Domingo de Páscoa, volte 40 dias sem contar os domingos (ou 47 dias contando os domingos) e chegaremos na quarta-feira de cinzas. Um dia antes é a data limite para comemoração do carnaval!


Se o carnaval é na terça-feira, por que então começamos no sábado? Sábado?


Bom, tem muita gente que começa bem antes! Mais o importante de tudo isso é saber aproveitar esse momento festivo, e brincar com segurança, sem fazer uso de drogas nem bebidas em excesso. E se mesmo assim houver algum problema, não exite em ligar 190.