18 de abril de 2009

2ª Companhia em Catolé do Rocha vira 12º Batalhão e tem novo Comandante

Na tarde de ontem (17/04), por volta das 15h00min, foi realizada na cidade de Catolé do Rocha, uma Solenidade que teve como finalidade à Assunção do novo comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar.

A 2ª Companhia de Polícia Militar, que possui sua sede na cidade de Catolé do Rocha, foi assim denomidada no dia 21 de julho de 1981, por força do Decreto n.º 9.084, passando a pertencer ao 3º BPM com sede em Patos. A companhia se subdivide em 03 Pelotões com sede nas cidades de Brejo do Cruz, São Bento e Pombal.

No último ano, a Lei Complementar n.º 87 de 02 de dezembro de 2008, que Dispões sobre a Organização Estrutural e Funcional da Polícia Militar do Estado da Paraíba, instituiu a criação de novos Batalhões de Polícia Militar. E de acordo com a Lei a 2ª Cia/PM passou a ser denominda de 12º Batalhão de Polícia Militar, se desvinculando do 3º BPM, passando a ter autonomia e a responder por 16 municípios distribuídos em 2.236,2 km², e com uma população estimada em mais de 160.000 habitantes. De acordo com o mapa abaixo.
. Área da antiga 2ª Companhia hoje 12º BPM

Diante da mudança de Companhia para Batalhão, o Diário Oficial do dia 02 de abril de 2009, nomeou o novo comandante do 12º BPM, que tomou posse durante a solenidade.

O Capitão Cunha, que esteve à frente da então Companhia nos últimos 3 anos e 6 meses foi bastante homenageado por militares e autoridades civis da cidade, que tornaram público seus agradecimentos pelo relevante serviço prestado enquanto à frente da Unidade Policial. O antigo comandante falou em agradecimento pelo apoio e empenho de todos enquanto esteve no comando da Companhia, e desejou boas vindas ao novo comandante.

Já o Tenente Coronal Lionaldo Lino dos Santos, em seu discurso de posse, elogiou o Capitão Cunha pela dedicação que teve na companhia durante os anos em que esteve no comando, o novo comandante assumiu publicamente o compromisso com a sociedade e com os policiais que fazem parte do novo Batalhão, de manter os trabalhos já desenvolvidos e lutar para garantia da ordem pública em toda a área de abrangência do Batalhão.

Com a criação do 12º BPM, o 3º BPM perde a administração em 16 municípios. Passando a ter a seguinte área de atuação.
. Diante das mudanças, a partir dessa data, o Blog do 3º BPM deixará de publicar ocorrências e eventos das cidades que passaram a compreender a área de atuação do novo Batalhão. O 12º BPM passa a ter autonomia em suas ações e formas de divulgação. Para os órgãos de imprensa disponibilizamos os telefones de contato, para que possam ser estabelecido parcerias e busca de formas de acesso aos dados operacionais da nova Unidade policial militar.

Telefones para contato do 12º BPM: (83) 3441-1270 / 3441-1111