6 de agosto de 2009

COPOM - 190, pois não?


O Centro de Operações da Polícia Militar, denominado COPOM, realiza o trabalho de comunicação entre a sociedade e a PM. O serviço pode ser acionado através do número de emergência 190 que foi criado com o objetivo de ser, exclusivamente, a forma mais rápida de solicitar o amparo da Polícia Militar em todo o território nacional.

O COPOM 3º BPM de Patos surgiu de maneira interessante. Segundo o capitão Carlos, Policial da reforma, “não havia telefone quando o Batalhão foi inaugurado devido ser uma novidade”. O Oficial conta que tinha um amigo que trabalhava em um empresa de telefonia de Patos e que este trabalhava instalando as linhas telefônicas. Certo dia, quanto fazia instalações próximas ao Batalhão precisou fazer uma ligação. Entrou no quartel procurando o Capitão Carlos para pedir-lhe o favor quando foi surpreendido pela falta do telefone. Então comprometeu-se a doar um aparelho ainda naquele dia ao amigo.

No ano de 1972, o primeiro telefone do 3º BPM foi instalado no gabinete do comandante Major Geraldo, onde militares se revezavam através de escala para atender as chamadas. “O cabo Dias era um dos militares que trabalhava no COPOM. Lembro que ela vivia pra cima e pra baixo repassando os recados, atendendo as ligações, não parava um minuto” relembra o Capitão Carlos. Somente no ano de 1978, foram distribuídos no quartel vários aparelhos que funcionavam através do sistema de ramal, interligando todas as seções do Batalhão facilitando a comunicação interna.


Agradecimentos ao Capitão Carlos pelas informações