17 de agosto de 2009

O Elo de Ligação entre a Polícia Militar e a Sociedade


A estrutura física do COPOM do 3º BPM comporta telefones, computadores e rádios permitindo uma interligação entre os Policiais que trabalham nesse setor. Há uma divisão de funções dentro do COPOM que permite a agilidade e a eficiência do serviço que é desempenhado pelo Coordenador, os telefonistas e o Operador de Rádio.

O Coordenador tem como função coordenar o COPOM além de autorizar ligações internas, supervisiona o atendimento das ocorrências para manter contato com o Oficial CPU. As principais características desse profissional é o poder de iniciativa, capacidade de liderança e rapidez de raciocínio.

O telefonista por sua vez, atende as chamadas e cadastra todos os dados das ocorrências na Intranet para que o operador tenha acesso a elas, além de realizar todas as ligações solicitadas pelos Militares que trabalham no expediente. O trabalho desse profissional exige paciência, clareza, objetividade e atenção.

O Operador de Rádio é a pessoa que mantém contato com o Oficial CPU e todas as Guarnições de Serviço repassando através do rádio todas as informações anotadas pelo telefonista, dessa forma há um controle sobre o deslocamento dos Policiais de serviço. O perfil desse profissional envolve atenção, agilidade e clareza.