25 de Dezembro. Todo mundo sabe que é natal ou pelo menos acha que sabe. Todos os anos as pessoas costumam se preparar para essa data. Guardam dinheiro, enfeitam a casa, compram presentes e reúnem os amigos. Às vezes, costumam fazer boas ações. Estendem a mão aos pedintes ou fazem uma doação daquelas roupas velhas, dos sapatos gastos, de brinquedos que não servem mais afinal de contas, natal é tempo de repor o estoque do ano seguinte.
Todo mundo entra no espírito natalino para parecer melhor do que é ou ser melhor do que foi. Promessas. Passadas e futuras. Verdadeiras por uma noite e esquecidas durante o resto do ano. Memória curta. É disso que as pessoas sofrem. A humanidade vem perdendo a essência que a torna verdadeiramente humana. Valores como a capacidade de pensar no próximo, a força de sonhar junto, a coragem para mudar o que está errado estão se perdendo em meio às futilidades que o consumismo da era moderna procria.
O mundo está um caos e é somente em momentos como esse que se pode fechar os olhos e sonhar com uma realidade diferente daquela que encontramos todos os dias batendo na nossa porta. Natal é tempo de mudanças. Vamos à luta! Com amor, com vontade, com determinação. Vamos abandonar esse nosso lado preguiçoso que espera sempre por um amanhã. Já amanheceu e este pode ser o nosso último natal. Gastem o dinheiro, esqueçam os enfeites, devolvam os presentes, mas reúnam os amigos, os inimigos, os vizinhos, os velhos e as crianças.
Abram a mente, coloquem o melhor sorriso que tiverem nos lábios, distribuam um pouco de sinceridade, de confiança, de bom humor. Renovem as emoções dos corações que estão cansados, sacudam a poeira que cobriu os laços da amizade, retribuam abraços e peçam um pouco perdão.
Dê o primeiro passo, o resto virá como conseqüência. Mude sua vida e a vida das pessoas que você ama. Faça desse 25 de Dezembro uma celebração de Amor. Pense em Deus e, sobretudo, agradeça a oportunidade de fazer a diferença nesse natal.
Autoria: Denísia de Oliveira