20 de janeiro de 2010

3º BPM lança Operações Simultâneas na cidade de Patos


(Tenente Coronel Carlos traça diretrizes de Operações com os Oficiais)

Operação de Bairro ' Hora Incerta'


O Comandante do 3º BPM, Tenente Coronel Carlos, lança a Operação de bairro denominada ‘Hora Incerta’ em toda a cidade Patos. O Comandante esteve reunido com os Majores e Capitães da Unidade para traçar as diretrizes da nova modalidade de atuação contra a criminalidade.
Entre os principais objetivos da Operação, está a aproximação da Polícia Militar e a Comunidade, para que se possa conhecer as necessidades de segurança de cada bairro, uma vez que os anseios dessas comunidades divergem de acordo com a localidade em que estão inseridas.
Além disso, a Polícia Militar busca, constantemente, construir e manter uma relação de confiança junto à população Patoense, para que a mesma possa contribuir de maneira efetiva com o trabalho Policial através de denúncias e informações.

Oficiais do 3º BPM ficarão responsáveis pela coordenação das ações em cada bairro devendo atuar durante todos os dias da semana simultaneamente. O Policiamento Ostensivo atuará em horários diversos através de investigações, batidas policiais, abordagens a pessoas e a veículos entre outras ocorrências mantendo assim, a ordem pública. Após cada operação, será emitido um relatório contendo as informações que servirão como base para o desenvolvimento de novas ações.



  • 'Operação Ostensiva/Velada'


Durante o ano de 2010, o Comandante do 3º BPM, Tenente-Coronel Carlos, desenvolverá paralelamente diversas operações de combate ao crime em toda a área de atuação da Unidade, principalmente na cidade de Patos.
O Policiamento Velado consiste na utilização de policiais descaracterizados, permitindo que os Militares atuem sem serem identificados em vários pontos da cidade, principalmente em locais de maior incidência de crimes.
A Polícia Militar estará mais próxima da comunidade, devidamente equipada, realizando trabalhos de investigação que permitam o levantamento de dados para a identificação de suspeitos e a prisão de acusados. Esse trabalho trará uma maior agilidade no atedimento das ocorrências no momento em que aconteçam, pois as viaturas que estarão próximas aos locais das ocorrências serão acionadas via rádio para darem apoio ao atendimento.

A utilização de Policiamento Ostensivo/Velado nas ruas, bancos, praças, mercado público e próximo a pontos comerciais tem demonstrado resultados positivos através da inibição de crimes nessas localidades. Atividades dessa natureza representam uma maior abrangência do trabalho que já vem sendo realizado pelo 3º Batalhão de Polícia Militar.

(Os Policiais Militares descaracterizados atuarão nas ruas )