15 de março de 2010

3º BPM realiza Aula Inaugural do EAOSAC 2010.1

Realizou-se durante a manhã de hoje, no auditório do Fórum Miguel Sátyro na cidade de Patos, a Solenidade Militar alusiva à aula Inaugural do Estágio Avançado de Operações e Sobrevivência na Área de Caatinga 2010.1. O evento reuniu diversas autoridades Militares e Civis, o Comando do 3º BPM foi representado pelo Major Costa, Subcomandante da Unidade acompanhado pelos Majores Plutarco, S. Filho, Capitão Esaú, Comandante da 1ª Companhia e os Capitães Rômulo, Elder, Douglas e Simone, comandantes das Companhias de Teixeira, Santa Luzia, Princesa Isabel e Itaporanga, respectivamente.

Autoridades Militares de todo o Estado participaram do evento a exemplo do Capitão Brandão, comandante da Companhia de Policiamento especializado de Campina Grande, Capitão Porfírio, subcomandante do GATE,Capitão Junior, comandante da Cavalaria em Campina Grande,Capitão Saulo, Comandante dos Bombeiros em Patos, Tenente Feitosa, Comandante do Choque em Sousa e o Sargento Sidney, comandante do Tiro de Guerra em Patos.

Autoridades Civis também prestigiaram o evento, o Doutor Ramonilson Alves Gomes, Diretor do Fórum, a Doutora Isa Vanessa, Diretora do Núcleo de Criminalística, Doutor Adriano Medeiros, Perito, Alexandre Nunes, presidente da OAB – Patos e o Pastor José Francisco Rodrigues.

A Companhia de Choque, Comandada pelo Capitão Campos, esteve presente com todos os seus integrantes para a recepção dos Militares Pernambucanos da Companhia Independente de Operação e Sobrevivência na área de Caatinga – CIOSAC – PMPE e do palestrante Major Vanderlei, Comandante da CIOSAC, em cujo curriculum apresenta o Curso de Formação de Oficiais 92, Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais 2007, é graduado em Administração de empresas e por duas vezes assumiu o Comando do CIOSAC-PMPE.
Durante a palestra, o Oficial Pernambucano encorajou os participantes do Estágio Avançado de Operações e Sobrevivência na Área de Caatinga – EAOSAC –PMPB- destacando a importância de um grupo especializado nessa modalidade de Policiamento cuja missão é preparar os participantes para atuarem em situações e ocorrências em que seja preciso adentrar, percorrer, instalar-se e permanecer na área da caatinga do sertão paraibano.

O EAOSAC foi instalado pela primeira vez no segundo semestre do ano 2000, após ser idealizado pelo então 1º Tenente Campos, que recentemente concluíra o CIOSAC – PMPE. A primeira edição do EOSAC contou com um efetivo de 14 alunos todos pertencentes ao Grupo de Ações Policiais Especiais do 3º BPM, grupo embrião de nossa atual Companhia de Policiamento Especializado (CPE), com a finalidade de formar e qualificar os Policiais para operar no ambiente de caatinga. O EOSAC é formado por turmas de Oficiais e Praças, bem como integrantes das Polícias Federal, Rodoviária e Civil e Bombeiros Militares, resultando, ao longo de dez anos, oitenta guerreiros de caatinga.

Ao fazer uso da palavra, o Doutor Ramonilson destacou a importância do aperfeiçoamento dos Policiais, destacando que o trabalho da Polícia Militar é diário na luta pela segurança pública e vem sendo desenvolvido de maneira extraordinária pelo 3º BPM em Patos tendo em vista que não há registro, por exemplo, de homicídios na cidade há mais de dois meses.

O Major Costa, Representando do Comando da Unidade, entregou um certificado de Honra ao Major Vanderlei pela sua participação no evento e ressaltou que os resultados apontados pelo Juiz Ramonilson são frutos da dedicação e coragem de todos os Policiais Militares que compõem o 3º BPM. O Oficial agradeceu ainda a atenção de todos, inclusive da imprensa local que se fez presente através do Sistema Correio, TV Paraíba, Rádio Itatiunga e Panati.