12 de março de 2010

3º BPM realiza teste de aptidão Física para Estágio Avançado de Operação e Sobrevivência na Área da Caatinga - EAOSAC

O Comando Geral da Polícia Militar da Paraíba na pessoa do Coronel Wilde de Oliveira Monteiro buscando a qualidade da segurança pública juntamente com o Coronel Francisco Assis Castro, Diretor do Centro de Ensino na capital, traça diretrizes para o desenvolvimento de Cursos de Aperfeiçoamento das técnicas Policiais em diversas áreas do conhecimento bem como da operacionalidade.
Como exemplo, cita-se o Estágio Avançado de Operação e Sobrevivência em Área de Caatinga - EAOSAC que é realizado pelo 3º BPM. O Tenente Coronel Carlos, Comandante da Unidade destaca que o principal objetivo dessas ações é motivar e preparar o efetivo Policial para enfrentar qualquer tipo de situação em que a Polícia Militar seja solicitada.

Em continuidade a esse trabalho, a Companhia de CHOQUE do 3º BPM, Comandada pelo Capitão Campos e cujos integrantes são Militares devidamente capacitados para atividades que exigem alto grau de estratégia e armamento, realizou o teste de aptidão para mais uma edição do EAOSAC, considerado uma verdadeira superação de limites. O curso visa preparar os participantes para atuarem em situações e ocorrências em que seja preciso adentrar, percorrer, instalar-se e permanecer na área da caatinga do sertão paraibano.
Para esta edição do EAOSAC foram disponibilizadas vagas para integrantes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Policiais Militares do 3º BPM e Militares das Companhias de Teixeira, Santa Luzia, Princesa Isabel e Itaporanga, para que ao final do Curso estejam aptos para desenvolver o trabalho de Patrulha Rural na região do sertão, cujas atividades consistem em proporcionar mais segurança à população do campo através de rondas e investigações nas localidades mais distantes do centros Urbanos.

Os testes de aptidão foram realizados nas dependências do 3º BPM e no açude do Jatobá na cidade de Patos com o apoio de uma Guarnição do CHOQUE e uma Equipe dos Bombeiros.
Durante os exercícios foram exigidas a realização de barras, abdominais, flexão de braço, corrida, flutuação vertical e natação, supervisionados pelos Capitães Campos e Esaú. Além disso, foram exigidos testes ergométricos, hemogramas completos, atas de inspeção de saúde, radiografias do tórax e glicemia que serão analisados pelo profissional médico para que haja a homologação dos participantes.
O Curso terá início na manhã da próxima segunda-feira (15) com uma aula inaugural no auditório do Fórum Miguel Sátyro.


(Flexão de Braço)




(Realização de Barras)

(Instrução para atividades aquáticas)

(Natação modalidade livre)

(Flutuação Vertical)