16 de fevereiro de 2011

A paz no trânsito começa na escola

UMA SEMANA TRANSITANDO COM VOCÊ é um projeto da Companhia de Policiamento de Trânsito do 3º Batalhão que já conta com sete anos de atividade, atuando nas áreas do 3º e 13º Batalhões com extensão na CPTran de Campina Grande.
O projeto tem como público alvo crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, dos mais diversos colégios da cidade.
Os objetivos do programa são:

• Contribuir para a construção de um exercício de cidadania desde cedo;
• Conscientizar as crianças em adotarem medidas básicas de segurança;
• Utilizar a própria criança como agente multiplicador de segurança viária;
• Aproximar a Polícia Militar da comunidade escolar; e
• Difundir projetos voltados à educação e segurança de trânsito.

São cinco dias nas escolas (tanto pública, como privada) e as atividades são instruções práticas e teóricas, com uma metodologia lúdica, procurando transmitir conhecimentos de modo que a criança aprenda brincando, ou seja, em um ambiente alegre e motivacional.
Esse ano a primeira escola a participar do projeto foi o Instituto Educacional Branca de Neve. Após instruções as crianças foram às ruas fazer o trabalho de um agente de trânsito, fazendo “multas” nos condutores que apresentavam alguma irregularidade. Elas também davam orientações de segurança no trânsito e corrigiam as infrações, como por exemplo, falta de documentação do veículo, passageiros sem cinto de segurança e etc.

O Tc Almeida, comandante do 3º BPM prestigiou o evento, que é uma idealização do 2º Ten Leonides, comandante da CPTran do 3º BPM.