25 de março de 2011

3º BPM promove instrução sobre uso do spray de pimenta para os militares da Unidade

 (Policiais Militares participam de instrução na sede do 3º BPM)

Visando oferecer um suporte operacional melhor à tropa do 3º BPM foram adquiridos, pelo comando da Unidade, cerca de 126 espargidores de spray de pimenta com o intuito de atender ocorrências onde seja extremamente necessário incapacitar pessoas de forma direcionada sem contaminar o ambiente e as demais pessoas presentes em determinados locais.

( Capitão Esaú de Lucena repassa informações sobre técnicas de uso)


O material deverá ser utilizado pelos militares que compõe a Rádio Patrulha e para tanto, os mesmos estão sendo orientados sobre as normas jurídicas e as técnicas de uso desse agente químico, comumente utilizado pelas forças de segurança.

( Todos os militares da RP serão capacitados)

As instruções começaram hoje (25), na sede do 3º BPM, sendo ministradas pelo Comandante da Companhia de Policiamento Especializado – CPE, Capitão Esaú de Lucena Barbosa, e deverão ter continuidade até que todos os policiais sejam capacitados. Durante toda a manhã, o oficial repassou informações pertinentes a composição do agente lacrimogêneo cujo composto químico irrita os olhos e causa lacrimejo, ardência, irritação, tosse e dor temporária, devido a ação do gás atingir as mucosas dos olhos, nariz e boca. Além disso, orientações sobre o correto manuseio, quantidade e locais de uso foram repassadas pelo capitão. O mesmo ainda enfatizou que o uso do spray de pimenta só deverá ser feito quando todas as outras técnicas de contensão não apresentarem o efeito desejado.