12 de maio de 2011

3º BPM promove I Encontro Intersetorial de Combate às Drogas

(Encontro reúne autoridades)

O I Encontro Intersetorial de Combate às Drogas aconteceu durante a noite de ontem (11) na Câmara de Vereadores de Patos.  Realizado pelo 3º Batalhão de Polícia Militar, 6º Núcleo da Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde, o evento reuniu diversas autoridades para um debate sobre enfrentamento ao uso de drogas no município paraibano.

(A luta contra as drogas é discutida)

Estiveram presentes o comandante do 3º BPM, Coronel José de Almeida Rosas, o Gerente Regional de Saúde da Sexta Região, Davi Nunes da Paz, a coordenadora de saúde mental do município de Patos, Sandra de Lourdes Serrano, a Promotora de Justiça e Curadora, Edvani Saraiva, o Presidente da Câmara de Vereadores de Patos, Marcos Eduardo e o Coordenador Estadual do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência- PROERD, Major Onivan Elias, além de representantes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Bombeiros, OAB, secretaria de educação municipal e os presidentes das associações de bairros.
(Sociedade é mobilizada para contribuir)

O encontro, que representa o primeiro passo de uma longa caminhada no combate efetivo ao uso de drogas na cidade de Patos, foi palco de apresentação de propostas de ação integrada entre os órgãos participantes.

(Trabalho preventivo e ostensivo deve ter continuidade)

 O coronel Almeida destacou as principais metas a serem tomadas nesse primeiro momento. Segundo o Oficial, é preciso mapear a cidade de Patos com relação às famílias com problemas de usuários de drogas, bem como as áreas de risco. Em seguida, envolver órgãos federais, estaduais e municipais em ações sociais que proporcionem a reestruturação familiar e seu distanciamento do mundo das drogas e posteriormente, engajar a sociedade civil com um trabalho de conscientização e esforços voluntários no combate aos efeitos das drogas na comunidade.

(Justiça trabalha de forma integrada contra o crime)

O trabalho preventivo foi o alvo referencial das ações discutidas, no entanto questões sobre o combate ao tráfico de drogas bem como o tratamento de usuários também foi pauta entre os convidados. De acordo com a promotora de justiça, a legislação trata de forma diferenciada o traficante do usuário sendo este primeiro um causador de delito e o segundo, uma vítima desse processo.


(Órgãos de saúde apresentam propostas)


A busca pelo envolvimento de toda a sociedade nessa luta foi exposta pelos representantes das secretarias estadual e municipal de saúde. Ambos enfatizaram que tratamento de usuários de drogas deve ser acompanhado pela família e amigos, todos devem se mobilizar para ajudar o outro, bem como criar condições para a ressocialização do mesmo junto à comunidade.

(Planos estaduais são apresentados por oficial militar)

Apresentando projetos estaduais que já estão sendo postos em prática, o Major Onivan Elias explanou as etapas em que os planos de enfrentamento ao crack e o uso de violência dentro dos ambientes escolares estão sendo desenvolvidos. O militar destacou ainda a importância da integração dos órgãos estaduais e municipais na busca por uma cultura de paz. Por fim, os convidados puderam fazer perguntas e sugestões que serão analisadas e discutidas nos próximos encontros. 

(Sociedade civil organizada participa dos debates)