O 3º BPM completou 39 anos neste sábado (dia 14). A unidade possui quatro Companhias localizadas nas cidades de Patos, Teixeira, Santa Luzia e Princesa Isabel. Com uma área de atuação em mais de 30 municípios, o guardião do sertão cumpre diariamente a missão de zelar pela ordem pública da sociedade Paraibana. Atravessando gerações, o 3º BPM se tornou referência em segurança pública demonstrando qualidade e excelência em cursos de formação, projetos sociais, policiamento preventivo, ostensivo e operações policiais.
O 3º Batalhão foi criado em 1961, pelo Governador Moreno Pedro Gondim, pela Lei nº 2691, de 27 de dezembro de 1961, porém permaneceu sem sede própria por mais 10 anos, com seu efetivo distribuído em diversas Unidades, principalmente no 2º Batalhão sediado em Campina Grande, só sendo instalado na cidade de Patos – PB em 1972, no dia 14 de maio, no Governo de Ernani Sátyro, sob o Comando do então Major Geraldo Gomes da Silva.
A princípio, o 3º BPM passou a funcionar com uma área de abrangência que compreendia 70 municípios, numa área total de 23.700 Km2, que ia desde o alto sertão até os limites com o Estado do Ceará. Porém, 25 anos depois, por intermédio do Decreto nº 14.085, de 10 de setembro de 1991, sua área de abrangência foi diminuída, cedendo boa parte do seu espaço físico ao 6º Batalhão de Polícia Militar, fundado na cidade de Cajazeiras.
O 1º Comandante do 3º BPM foi o Maj PM Geraldo Gomes da Silva, seu comando teve início em 14/05/1972 e término em 24/11/1972. Até hoje, 25 oficiais já assumiram o comando da Unidade tendo, atualmente, o Coronel José de Almeida Rosas como comandante.
As comemorações referentes a esta data estão sendo planejadas a fim de contemplarem a formatura dos alunos do Curso de Habilitação de Sargentos – CHS, o qual se encontra em fase de conclusa, momento em que serão homenageadas autoridades civis e militares que contribuíram com o trabalho de segurança pública desenvolvido ao longo dos anos pelo 3º BPM.