18 de outubro de 2009

3º BPM realiza Curso de POLÍCIA COMUNITÁRIA

Seguindo as diretrizes do Governo do Estado, o 3º BPM está realizando o Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária. O curso que é o resultado de uma parceria da Polícia Militar com a Secretaria Nacional de Segurança Pública está sendo ministrado no período de 13 a 19 deste mês em tempo integral e visa capacitar Policiais e Bombeiros Militares, além de líderes comunitários a difundirem a Filosofia de Polícia Comunitária para a redução da criminalidade e a promoção da cultura de paz. A turma é formada por 30 voluntários, sendo 25 Policiais, 03 Bombeiros e 2 Líderes Comunitários.
O curso possui grade curricular com enfoque nas causas da violência e no diálogo polícia – sociedade para a elaboração das possíveis soluções dos problemas de Segurança Pública. As disciplinas ministradas são: Polícia Comunitária e Sociedade, Relações Interpessoais e formas de intervenção, Direitos Humanos, Mobilização Social e estruturação dos Conselhos Comunitários, Gestão pela Qualidade na Segurança Pública e Mediação de Conflitos. Com carga horária total de 40 horas-aula.
Esta é a primeira turma de Promotores de Polícia Comunitária a ser formada no Sertão, uma vez que os Policiais que estão ministrando as aulas foram formados no Centro de Ensino da Corporação na Capital do Estado. A metodologia de ensino estimula a participação do aluno nas discussões, dando contribuições significativas para que sejam traçadas formas de atuação para melhor servir a sociedade na prevenção e controle do crime.

O interesse pelo curso foi demonstrado por todos



A troca de experiências é outro ponto importante do curso

Os policiais são estimulados a participar expondo suas opiniões