29 de outubro de 2009

O Curso - Para ser Choque Tem que Ter Determinação

Para se tornar um integrante do CHOQUE existe algumas dificuldades, alguns testes a serem feitos para assim os soldados do pelotão estarem aptos a vencerem qualquer dificuldade imposta pelo terreno ou situação inesperada da ocorrência.

Desde o ano de 2000 o Estágio Avançado de Operações e Sobrevivência na Área de Caatinga (EAOSAC), e tornou-se obrigatório para todos os integrantes do grupo, além de ser um dos mais difíceis cursos de sobrevivência do estado, “nossos soldados devem estar prontos para as mais diversas situações e no curso buscamos nos aproximar o máximo possível da realidade, para testarmos o desempenho de suas habilidades nas situações mais criticas que possa existir” explicou Capitão Campos Comandante do Pelotão de Choque e Instrutor do Curso.

O Choque hoje é uma das tropas mais capacitadas do sertão paraibano e devido ao seu treinamento é requisitado nas mais diversas tarefas em uma grande área da Paraíba. “Somos testados nos nossos limites, passamos por dificuldades e treinamentos exaustivos, mas quando terminamos e saímos para trabalhar vemos que era preciso, exigem de nós durante o trabalho e não podemos falhar, é preciso estarmos prontos para qualquer situação”, Comenta Soldado Ribeiro Integrante do Choque.

O curso da acontece uma vez por ano e todos os integrantes do pelotão de choque, que são em media 30 militares, participam dessa especial de atualização dos meios de sobrevivência, fazendo assim o Choque uma das mais preparadas subunidades do 3º BPM.