30 de março de 2010

3º BPM forma novos Guerreiros de Caatinga no EAOSAC 2010.1

O 3º BPM, comandado pelo Tenente Coronel Carlos, realizou durante à tarde da última sexta-feira, asolenidade de encerramento do Estágio Avançado de Operação e Sobrevivência na Área de Caaatinga - EAOSAC 2010.1. O evento aconteceu no pátio interno da Unidade onde foi montado um cenário de características rústicas, assim como se apresenta o sertão paraibano, representando a área de atuação dos Novos Guerreiros de Caatinga.
O Comando do 3º BPM foi representado pelo Major Costa, Subcomandante da Unidade, acompanhado pelos Oficiais do 3º BPM, inclusive os Comandantes das Companhias que a partir de agora, terão em seu efetivo Policiais Militares aptos a adentrar, permanecer e atuar contra a criminalidade nas áreas mais inóspitas do sertão.


O Inspetor Heraldo, Chefe da 3ª Delegacia de Polícia rodoviária Federal, Subtenente Sidney, Comandante do Tiro de Guerra em Patos bem como o Aspirante Miranda, representando o Comando da 3ª CIA PM de Currais Novos no Rio Grande do Norte, também participaram da Solenidade que foi conduzida pelo Capitão Esaú, Comandante da 1ª CIA e Subcoordenador do Estágio.

O Capitão Campos, Comandante da Companhia de Choque e Coordenador do Estágio, chegou ao 3º BPM acompanhado pelos formandos em um clima de muita vibração apesar do cansaço e esforço visíveis, resultado da superação de limites e do empenho da tropa para qualificar-se durante os quinze dias do curso.

Sob os acordes da Banda de Música do 3º BPM, cujo Regente é o Sargento Solano, todos os presentes entoaram o cântico do Hino Nacional. Em continuidade ao evento, foi feita a leitura da Ata de Conclusão do Curso bem como do Boletim Especial com as Palavras do Comandante que enalteceu a força, a coragem e a vitória dos homens que ali estavam agora recebendo o elogio e o reconhecimento pela dedicação que demonstram ao serviço Policial Militar.

O capitão Campos recebeu de um dos Guerreiros o certificado de Honra pelo desenvolvimento do Estágio. Em seguida, os familiares realizaram a entrega dos certificados de conclusão do curso bem como a afixação dos brevet’s do EAOSAC nos respectivos formandos.

Ao fazer uso da palavra, o Capitão Campos ressaltou que todos os limites daqueles homens que estavam ali foram colocados à prova durante o ensino da Doutrina de Operação na Caatinga, que a perseverança é a principal característica do genuíno defensor da sociedade. O Oficial destacou ainda que nenhum de seus homens, já formados neste Batalhão se corrompeu diante da criminalidade e que isso se deve à Deus que acompanha a todos durante a caminhada.

Em seguida, o Major Costa elogiou todos os presentes em nome do Comandante destacando que a vitória só vem para quem busca, que os novos guerreiros de caatinga são merecedores de todos os méritos que conquistaram através de seus esforços e que, a partir de hoje, farão a diferença no trabalho que desenvolverão.

A solenidade foi encerrada com um momento de reflexão realizado por Paulo Sarmento e em seguida todos participaram de um coffe break.