29 de julho de 2010

Nota Informativa


O comando do 3º BPM parabeniza a Banda de Música da Polícia Militar da Paraíba pela comemoração de seus 140 anos de história e agradece o convite feito pelo Comandante Geral da PMPB, Coronel Wilde de Oliveira Monteiro para participar das festividades alusivas à esta data.

"A Banda de Música da Polícia Militar da Paraíba foi criada através da Lei nº 291, datada de 08 de outubro de 1867, sancionada pelo então Presidente da Província, o Sr. José Teixeira de Vasconcelos (Barão de Maurú). As condições materiais da Corporação, entretanto, não permitiram a sua implantação. Só através da Lei nº 387, de 20 de abril de 1870, sancionada pelo Presidente da Província, o Sr. Venâncio José Oliveira Lisboa, a Banda de Música foi organizada e posta em funcionamento com o efetivo de vinte Músicos, dirigidos por um Mestre e um Contramestre.

Durante toda sua trajetória, a Banda de Música esteve sempre presente nas atividades cívicas e sociais mais requintadas da Capital e do Interior do Estado, abrilhantando festas nos clubes sociais e em residências, além de manter constante programação de retretas e desfiles. Marco permanente de incentivo à cultura em todo o Estado, onde é reconhecida e admirada, a Banda de Música acolhe profissionalmente grande parte do contingente artístico-musical do Estado".


*O autor do texto sobre a banda/ Coronel  Batista membro da reserva da PM-PB, advogado e historiador