20 de agosto de 2010

3º BPM comemora hoje o dia do Patrono da Polícia Militar da Paraíba, Elísio Sobreira


(Elísio Augusto de Araújo Sobreira)


O 3º BPM, comandado pelo Tenente Coronel Carlos, comemora hoje dia 20 de agosto a passagem do dia consagrado ao seu Patrono, o coronel Elísio Sobreira. 

Elísio Augusto de Araújo Sobreira nasceu no dia 20 de agosto de 1878, na cidade de Esperança, sendo filho de Justino Augusto de Araújo e Maria Augusta de Araújo Sobreira.  Em 1907, portanto já com 29 anos de idade, Elísio Sobreira foi incluído na Polícia Militar, na época com a denominação de Batalhão de Segurança, no posto de Alferes, o que revela suas qualidades pessoais e projeções social e política, visto que nessa época, eram esses os critérios adotados para o ingresso na Corporação, nesse posto.


Como Alferes, posto equivalente ao de segundo-tenente hoje, Elísio Sobreira participou dos combates que a Polícia Militar empreendeu contra os grupos de cangaceiros liderados por Augusto Santa Cruz e Franklin Dantas, que em 1912 na região de Monteiro, Taperoá, Teixeira e Patos, encetaram ações, objetivando a criação de um clima de insegurança que justificasse uma intervenção federal na Paraíba. 

Em 1920, no posto de capitão, Elísio Sobreira passou a ocupar as funções de assistente militar do governador Solon de Lucena. No final desse Governo Elísio foi designado para diligências volantes no Sertão paraibano, particularmente na região de Sousa, onde se deram confrontos entre grupos de cangaceiros sobre a liderança de Chico Pereira e patrulhas volantes da Polícia Militar. 

Ainda em 1924, próximo ao término do governo de Solon de Lucena, o capitão Elísio foi promovido a major e na mesma ocasião foi comissionado no Posto de tenente-coronel. Nesse posto Elísio foi nomeado para comandar a Polícia Militar, função em que permaneceu no governo seguinte, o do Dr. João Suassuna. Comandando a Polícia Militar nas lutas contra a coluna preste, na campanha de Princesa e durante a Revolução de 1930, Elísio se consagrou pela forma como se conduziu. 

*O autor é coronel da reserva da PM-PB, advogado e historiador