11 de agosto de 2010

Programa de prevenção e gerenciamento de estresse é realizado no 3º BPM




O 3º BPM recebe no período de 09 a 13 de agosto uma equipe, formada por Vanessa da Costa Lima, Iva Isabel Barros e Iaci Barros, integrantes do Programa de Prevenção e Gerenciamento de Estresse/2010, voltado aos profissionais de Segurança Pública do Estado.

O projeto é estabelecido pelo Convênio SENASP n° 0496/2008 celebrado entre a Secretaria de Segurança Pública do Estado e o Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, com atividades administrativo-metodológicas que visam à prevenção e gerenciamento do estresse.


(Policiais Militares participam de palestras)

( Todos participam do mapeamento das fontes de estresse ocupacional nas Instituições) 


O programa será desenvolvido com ênfase no caráter educativo das suas ações, visando à identificação dos fatores geradores de estresse e estratégias de manejo, de modo a promover a Saúde Mental e a melhora do ambiente e das condições de trabalho, das relações interpessoais e da qualidade de vida do servidor de Segurança Pública.


O procedimento inicial consistirá na realização de palestras de sensibilização para que o público-alvo apreenda o conceito de estresse ocupacional, os fatores geradores e seu impacto sobre a saúde, produtividade e qualidade de vida. Os passos seguintes consistem no mapeamento das principais fontes de estresse ocupacional nas Instituições e posterior instrumentalização dos profissionais dos Núcleos de Atenção à Saúde para sugerir intervenções na organização do trabalho de modo a prevenir e gerenciar o estresse.