15 de outubro de 2009

O Início - Pelotão de Policiamento de CHOQUE


Desde a data de 1995, o 3º BPM de Patos e região disponibilizam de um serviço especial de segurança, o CHOQUE, que foi criado com objetivo de suprir a necessidade que a polícia militar sertaneja tinha em operações especiais na caatinga.

Mas, nem sempre o Pelotão de CHOQUE trabalhou assim, nem muito menos foi chamado assim. No ano de sua criação (95), chamado de Grupo de Operações Especiais (GOE), onde teve como primeiro comandante o então Tenente Célio, que tinha em suas mãos a missão de comandar uma unidade especial para combater o crime na região do 3° BPM. O grupo não possuía táticas de caatinga e se resumia a trabalhos urbanos.

No do ano de 1997, com crescente número de assaltos à carros forte, Major Morais comandante do batalhão na época, transformou o GOE no GAPE (Grupo de Apoio Policial e Escoltas), com o apoio da empresa Nordeste Segurança de Valores na concessão de quatro viaturas locadas para promover as escoltas dos carros forte.

No ano de 2000, o Comando Geral resolveu investir na formação profissional dos policiais do interior, designando o então Tenente Campos, para freqüentar o Curso Intensivo de Operações e Sobrevivência em Área De Caatinga (CIOSAC), na Polícia Militar de Pernambuco. O Tenente Campos tendo concluído com êxito o curso, foi designado para assumir o GAPE. Com seu esforço, montou um Estágio Avançado de Operações e Sobrevivência na Área de Caatinga (EAOSAC), que tornou-se obrigatório para todos os integrantes do grupo a habilitação no referido estágio.

No ano de 2004, por uma determinação do Comandante Geral da época, passou a ser chamado PELOTÃO DE CHOQUE, e recebeu vários outros tipos de treinamentos, sendo hoje a única tropa totalmente capacitada para combater na caatinga as ações criminosas praticadas pelas quadrilhas que assaltam as agências bancárias no sertão do estado.